Oradores

ad_small António Andrade Dias

Licenciado em Gestão de Empresas, Pós Graduado em Gestão de Projectos pela Universidade de Bremen/Alemanha, MBA-Grade Management, pela University of Florida/USA. Director de Projectos na USC Portugal e Coordenador de Área na CEGOC (CEGOS Group ) e Bright Partners. É certificado pela International Project Managment Association (IPMA). Sócio Fundador da Associação Portuguesa de Gestão de Projectos e Presidente da Direcção (2009-2014).

Tem desenvolvido a sua actividade como docente em Universidades Portuguesas e Brasileiras
Coordenador do Curso de Qualificação para a Certificação em Gestão de Projectos no Instituto Nacional de Administração (Lisboa-Portugal) – Modelo IPMA. Palestrantre e Conferencista em escolas de gestão e eventos da APOGEP/IPMA e PMI. Mais de 15 anos de experiência como formador de Gestão de Projetos tem actuado ainda como consultor e/ou gestor de projectos-programas, em entidades públicas e privadas, nomeadamente, eChiron, NLS, FIAT Portugal, Renault Portuguesa, SIVA (Volkswagen-Audi), Unicer, Atec, TMN-PT, Triumph, Hospital de S.João, Associação Protectora dos Diabéticos de Portugal, Governo Português (Ministério das Finanças e Ministério da Segurança Social), Cemig, Paralelo19, Casa Civil da República de Angola, Unitel, Sonangol, entre outros.

dl_small David Leite

Mestre em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança pela Escola Superior de Tecnologia de Gestão de Felgueiras (ESTGF.IPP).

Foi gestor da qualidade, segurança e ambiente nas empresas Euromex – Facility Services, Lda e no Grupo MP. Atualmente exerce funções no departamento de segurança industrial da empresa Controlar – Innovating Industry.

bg_mall Joaquim José Borges Gouveia

Professor Catedrático Aposentado do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industrial da Universidade de Aveiro, desde 1 de Outubro de 2001; aposentado a partir de junho de 2014;

Administrador não Executivo do Conselho de Administração da GALP SGPS, SA desde Maio de 2008;

Consultor Científico do Instituto de Petróleo e do Gás formado pela GALPENERGIA SGPS e as Universidades de Aveiro, Minho, Porto, Coimbra, Lisboa e Nova de Lisboa, desde Outubro de 2013.

Diretor do curso de Engenharia dos Petróleos, organização do ISPG – Instituto do Petróleo e Gás, em parceria com a Universidade de Heriot Watt, desde Janeiro de 2014;

Presidente do Conselho de Administração da Energaia, Agência Municipal de Energia de Vila Nova de Gaia desde Junho de 1999;

Vogal do Conselho de Administração da ABAP/BIOCANT desde Maio de 2006.

Presidente da Associação Portuguesa de Management desde Novembro de 2013;

Presidente da Direção da Associação RNAE – Rede Nacional da Rede das Agências de Energia e Ambiente de 2010 até Junho de 2013 e desde Fevereiro de 2014, tendo sido Presidente do Conselho Coordenador da Associação RNAE – Rede Nacional da Rede das Agências de Energia e Ambiente desde 2005 a 2010;

jp_small Joel Pereira

Mestrado em Direito pela Universidade Lusíada do Porto ‐ Dissertação em Direito Civil. Licenciatura em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

Juiz Secretário do Conselho Superior da Magistratura

Juiz de Direito – Secção Cível Instância Central S.M.Feira

 jc_small João Carlos Costa

Licenciado em Engenharia Mecânica pelo IST e Mestre em Safety Engineering Texas A&M University.

Presidente da SC 2 – Exposicção Ocupacional e da SC 4 – Sistemas ISQ de Gestão da CT 42.

Perito da Comissão Europeia (TAIEX) na área da Segurança dos ISQ Produtos e da Segurança e Saúde do Trabalho.

Coordenador de projetos sectoriais no domínio da SST – Agentes ISQ químicos, agentes físicos (CEM e Vibrações), Manual da SST.

Elemento de ligação do ONS/ISQ com o IPQ.

lb_small Luís Branco Barros

Jornalista durante 18 anos, trabalhou para a imprensa regional, rádio e imprensa nacional – “Grande Reportagem”, “Néctar” e jornal “Público”. Fez assessoria de imprensa e de comunicação. É formador de Comunicação e Marketing.

Depois do curso de Gestão de Turismo concluiu uma pós-graduação em Marketing e Comunicação e o mestrado em Gestão e Internacionalização de Empresas, com uma tese sobre Inovação e Exportação.

mm_small Miguel Mendes

Mestre em Gestão das Organizações do 3º Setor – Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Felgueiras do Instituto Politécnico do Porto com a tese “A Relevância dos Stakeholders na Gestão das Organizações Sem Fins Lucrativos”. Pós-graduado em Educação para o Desenvolvimento na Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto. Licenciatura em Teologia na Universidade Católica do Porto.

Diretor de Serviços do Centro Social Paroquial de Santa Eulália – Vizela, desde 2008, tendo a seu cargo a gestão financeira e o planeamento de serviços da instituição.

Diácono nas Paroquias de Santa Eulália – Vizela e Santo Estêvão de Barrosas, desde 2010.

Vice-presidente do Centro Social Paroquial de Santa Eulália – Vizela, entre 2008 e 2010.

Animador Cultural do Centro Social Paroquial de Santa Eulália – Vizela, entre 2000 e 2008.

mb_small

Mohammad Bagherian

Mohammad was born into a family of hotel entrepreneurs in 1981 in the touristic Iranian city of Esfahan. He completed his BA degree in 2004 in the field of Hotel management and business administration in National American University in the UAE. In 2006 he began his master degree in Tourism and Hotel management in a joined program between Esfahan University and Lulea University of Technology, Sweden. His passion for this industry motivated him to further his education and in 2010 he joined the Minho University in Guimareas and began the challenging yet awarding task of obtaining his PhD in tourism geography.

Mohammad has worked as a general manager at Safir hotel in Esfahan for more than 10 years and today is proud to have upgraded the hotel to a top full facility 4star luxury hotel with 100 rooms and suites. His priority and main goal today is to finish his PhD and return to focusing on the hotel industry and educating those involved in everything he has learnt and experienced.

np_small

Nelson Figueiredo Pinho

Como Administrador da Compta com os pelouros da Inovação e Produto, Nelson Figueiredo de Pinho tem como principal objectivo promover iniciativas internas e externas de inovação e empreendedorismo, bem como garantir o desenvolvimento de produtos e serviços de base tecnológica diferenciados, alinhados com a estratégia de negocio da empresa, com as necessidades actuais e futuras do mercado e em estreita colaboração com os melhores centros de investigação nacionais e internacionais.

Doutorado em Engenharia industrial e Gestão, é Professor Adjunto Convidado na ESTGF – Politécnico do Porto desde 2014 nas áreas de Sistemas de Informação. Foi docente e investigador na Universidade do Porto – FEUP nas áreas de Sistemas de Informação, Marketing e Gestão. Fundou e vendeu uma empresa na área das tecnologias da saúde e colaborou com o Ministério da Saúde entre 2008 e 2012. Desde 2001, desempenhou funções técnicas, comerciais e de gestão na área das TIC e da Saúde. Foi Solution Manager na Compta entre 2008 e 2009 e assume a Direcção de R&D desde 2014.

Areas de Especialidade:
Service Design / Business Stategy / Healthcare / Research / SaaS / Marketing Strategy / New Business Development / IoT / SmartCities

sc_small

Sónia dos Santos Carneiro

Licenciada em Ciências Empresariais e Mestre em Gestão e internacionalização de Empresas pela ESTGF. Especialização em Contabilidade e Fiscalidade e membro da Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas.

Desenvolveu funções na área da gestão e finanças e apoio laboratorial na disciplina de Simulação Empresarial II da Licenciatura em Ciências Empresariais da ESTGF. Responsável pela área académica da ESTGF

tp_small

Teresa Pereira

Mestrado em Economia Social – Universidade do Minho; Pós-Graduação em Gestão de Recursos Humanos – Católica Porto Business School e Licenciatura em Psicologia – Universidade do Minho;

Gestora de Recursos Humanos e Projetos na Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Fafe;

Formadora na área de desenvolvimento pessoal;

Membro efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses;

Menção honrosa na categoria Estudos e Investigação do Prémio António Sérgio 2014 com o estudo “As novas formas de capital nas instituições sem fins lucrativos – um estudo de caso na Delegação de Fafe da Cruz Vermelha Portuguesa”.

tl_small

Tiago Lopes

Licenciado e mestre em Engenharia Informática pela Escola Superior de Tecnologia de Gestão de Felgueiras (ESTGF.IPP). Atualmente é developer na Bullet Solutions, empresa especialista no desenvolvimento de soluções capazes de gerar, de um modo automático, todo o tipo de horários e escalas de trabalho. As suas áreas de maior interesse são a investigação operacional, sistemas de informação, engenharia de software e desenvolvimento web.

tm_small

Tiago Mello

Licenciado e Mestre em Solicitadoria pela ESTGF do Politécnico do Porto.

Diretor de Agência Bancária