2017-01-17

ORADORES

(em atualização)

Filipe Almeida

Presidente da Estrutura de Missão Portugal Inovação Social, a entidade que assegura a coordenação e a gestão da iniciativa pública Portugal Inovação Social, criada com o objetivo de promover a inovação social e dinamizar o mercado de investimento social em Portugal. É docente da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC) desde 1996 e investigador do Centro de Estudos Sociais (CES/FEUC) e do Centro de Estudos Cooperativos e da Economia Social (CECES/FEUC).

Tem doutoramento em Administração pela EBAPE/FGV (Escola Brasileira de Administração Pública e de Empresas da Fundação Getúlio Vargas, Rio de Janeiro, Brasil) e doutoramento em Gestão de Empresas pela FEUC. É também mestre em Ciências Empresariais pela FEUC, tendo frequentado o programa de MBA na Virginia Polytechnic Institute and State University (EUA). É autor e co-autor de artigos e de livros nos campos da ética e do comportamento humano, entre os quais se destacam os livros “Ética, Valores Humanos e Responsabilidade Social das Empresas” (Princípia, 2010), “A Fraude Académica no Ensino Superior em Portugal. Um estudo sobre a ética dos alunos portugueses” (IUC, 2015), “Organizações, Pessoas e Novas Tecnologias” (Quarteto Editora, 2002) e “Introdução à Gestão de Organizações” (Escolar Editora, 2016).

Anabela Oliveira

Licenciada em Ciências Empresariais e mestre em Gestão e Internacionalização de Empresas na Escola Superior de Tecnologia e Gestão.

Anabela Pinto

Docente no ministério público, desde o ano 2005, das disciplinas de economia, contabilidade e comércio. Formadora freelancer, desde o ano 2005: Associação Empresarial do Porto, Centro de Serviços de Apoio às Empresas (Cesae), Centro de Formação da Indústria de Ourivesaria e Relojoaria (Cindor), Escola de Comércio do Porto, entre outros, das áreas de economia, comércio, contabilidade, fiscalidade e turismo.

Mestrado em Gestão de Projetos pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto, Dissertação sobre “Project Based Learning utilizando os conceitos e ferramentas do Programa PMI Portugal nas Escolas aplicados a um caso de estudo de Educação e Formação de Adultos”, em abril de 2018. Licenciatura em Organização e Gestão de Empresas, na área Económico – Financeira, pela Universidade Moderna – Porto, outubro de 2000.

Ana Teixeira

Estagiária no Serviço de Administração Financeira da Escola Superior de Tecnologia e Gestão onde desempenha tarefas relacionadas com a execução física e financeira de projetos com financiamento comunitário.

Terminou em fevereiro de 2019 o Mestrado em Métodos de Apoio à Decisão Empresarial na Escola Superior de Tecnologia e Gestão, onde desenvolveu um projeto que permitiu, através de modelação matemática, otimizar a gestão de compras de uma empresa do setor do retalho. É também licenciada em Ciências Empresarias, na vertente de gestão, pela mesma instituição, desde junho de 2016.
Desenvolveu, no seu percurso académico, vários artigos de caráter científico com algumas apresentações em conferências (Porto, Covilhã, Guimarães), tendo feito nomeadamente duas publicações em proceedings, indexados à Springer, sobre o projeto desenvolvido no mestrado e uma publicação numa revista internacional, indexada à Scopus, com um artigo referente ao tema da perceção dos alunos sobre responsabilidade social.

Hélder Sousa

É natural de Felgueiras e licenciou-se em Engenharia Informática na ESTG. Colabora com a Loqr desde 2016 no desenvolvimento de múltiplos produtos. Os seus interesses na área da tecnologia incluem o ecossistema Java, criptografia e Linux.

Sílvia Vaz

Iniciou a sua atividade profissional como responsável pela aquisição de bens e serviços, gestão de stocks e gestão de armazém, assumindo posteriormente atividades de Direção da Produção e mais tarde Gestão da Qualidade e Melhoria. Desde de 2010 que se dedica à formação e consultoria desenvolvendo projetos na área da Gestão Industrial, Gestão da Qualidade (ISO 9001), Lean Management e Coaching Operacional (desenvolvimento de líderes operacionais para facilitar a implementação de melhorias).

Licenciada em Gestão e Engenharia Industrial, Pós-graduada em Lean Management e Mestre em Gestão Integrada da Qualidade, Ambiente e Segurança. O seu percurso profissional tem sido desenvolvido na área dos Serviços e na Indústria praticando atividades no âmbito da gestão industrial e gestão da qualidade.

Sónia Cunha

Em termos profissionais já trabalhou como jornalista, docente na CESPU, assessora. Atualmente é colaboradora no Escritório de Solicitadores Maria João Ricardo.

Licenciada em Comunicação Social, pela Escola Superior de Jornalismos do Porto. Licenciada em Solicitadoria, pela Escola Superior de Tecnologia e Gestão e  Mestre em Solicitadoria.

Tânia Martins

Desenvolve a sua atividade profissional assumindo funções de coordenadora e docente de diferentes modalidades de ensino (cursos de educação e formação, cursos vocacionais, cursos de aprendizagem, cursos de educação de adultos e cursos profissionais) na área de animação, trabalho e apoio social. É responsável pela gestão e implementação de projetos de educação não-formal e desenvolvimento comunitário em autarquias, instituições do 3.º setor e empresas.

Mestranda em Gestão das Organizações do 3.º Setor na Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico do Porto e licenciada em Educação Social pela Escola Superior de Educação e Ciências Sociais do Instituto Politécnico de Leiria (com participação na mobilidade internacional para a Universidade de Múrcia).